Capoeira Angola

15 de Maio de 2016 Berim Brasil

mestre-pastinhaA Capoeira mãe tenta compreender e expressar o respeito pela sua eficiência e identificar suas peculiaridades e distinções. É preciso que seja esclarecido, o que já é sábio por muitos, mas ignorado por
outro tantos, que o jogo lento e baixo não é jogo de Angola. A Angola poderia ser definida como um estado de espírito distinto, onde o jogo é implícito, ao contrario da regional, onde ele se mostra explícito,
onde se joga mostrando uma parte e escondendo a outra e da mesma forma que a verdadeira Capoeira Regional se busca o respeito pêlos rituais da capoeira.
Por isso a capoeira Angola verdadeira é uma manifestação essencial e sempre autêntica. Existem muitas confusões em relação às distinções entre Capoeira Regional e a Angola.
Inclusive os toques de berimbau da angola são bem mais populares, embora a maioria dos capoeira digam ou sejam adeptos da Regional quando abrem a roda e começam a jogar, lá estão os princípios da Angola: três berimbaus, atabaque, pandeiro, etc…. Além dos toques de Angola, São Bento Pequeno de Angola para abrir a roda.
Voltando ao jogo em si, os angoleiros (ressalva: os verdadeiros angoleiros, fiéis aos princípios das escolas de Angola tradicionais) nunca começam a jogar enquanto alguém estiver cantando uma ladainha, e se estiverem jogando e alguém começar a cantar uma, imediatamente retornam ao pé do berimbau e só saem quando a ladainha acabar.mestre-pastinha-tocando-berimbau
O princípio dessa atitude é muito simples: a ladainha é uma mensagem, muitas vezes para quem vai jogar, é um pedido de proteção, é um desafio, por isso é sagrado o dever do jogador escuta-lá antes do jogo. A angola também não tem pressa, e os angoleiros deixam o jogo fluir, evoluir, sem qualquer tensão com o tempo… Outro equivoco muito comum que se comete é o de que Angola deve ser feita no nível de movimentação baixa, próximo ao chão, que seja sempre jogo baixo.
O fato de jogar alto ou baixo é uma conseqüência do andamento do jogo e não regra, onde alto seja Regional e baixo seja Angola. Como a duração do jogo de Angola é maior e ela conta com toques de Angola de ritmos mais lentos – como o São Bento Pequeno de Angola e o próprio toque de Angola o jogo acaba durando mais e, com isso, fica maior a chance de se evoluir no jogo, seja jogando alto (subindo), ou jogando baixo (descendo), ou ao contrário, descendo e depois novamente subindo, etc. Seu maior cultivador foi Vicente Ferreira Pastinha…

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *