Lutas Parecidas com a Capoeira

Luta do Bode
Antigamente, existía uma luta estranha que se parecía com uma briga de bodes, onde os dois contendores, usavam somente a cabeça para atacar e derrubar os seus adversarios, por isso ficando com o nome de dança do bode ou luta do bode, que sempre avia algum gravemente ferido nesses combates, pois ao tentar atacar o adversario, costumavam se chocarem cabeça com cabeça, havendo até mortes. Talvez por este motivo, esta luta pouco conhecida hoje, tenha se extinguido dez do século passado.

Bate coxa
Esta luta denominada de Bate Coxa, era praticada principalmente pelos negros de maior estatura, pois esta luta consistia em derrubar o adversario, com pancadas nas coxas. Estas pancadas eram dadas também na canela e não somente nas coxas, pois o objetivo principal, era de se provar quem era o mais forte, pois aquele que desistisse ou caisse, era o perdedor. Esta luta também era usada como uma espécie de aposta, onde entravam bebida, objetos de valor, dinheiro e algumas vezes até mulheres.

Batuque
Esta luta chamada de batuque, era praticada de duas formas. A primeira consistìa de um negro mais forte ficar plantado dentro de uma roda, em quanto o outro tentava projeta-lo ao solo, com golpes desequilibrante. A Segunda forma, era tentar colocar o adversario a nocaute com golpes de perna ou projeçžes, também usando alguns golpes de braço. Esta luta tem uma grande semelhança com a capoeira regional, pois o pai do Mestre Bimba, era um grande batuqueiro, considerado como um campeão.

Bassula
Uma luta africana que consiste, em derrubar e imobilizar o adversario no solo, não havendo nem um tipo de golpe traumatico, onde o lutador so se vale de quedas e imobilizaçžes no solo, sendo que o objetivo maior à derrubar e não imobilizar. Esta modalidade à mais praticada nos litorais africanos, pois na areia, o risco de acidentes mais graves, diminui consideravelmente. Esta luta foi muito pouco praticada no Brasil, talvez atés morrido com os primeiros escravos africanos que chegaram nessas terras brasileiras. Esta luta segundo foi probablemente criada em Luanda, capital de Angola.

Kamangula
Também uma luta africana, que consiste em aplicar somente golpes de braço e, com as mãos abertas. uma espécie de boxe com mãos abertas

N´Golo
Esta luta também chamada de dança das zebras, à uma luta ritualistica dos povos Bantus e Mucupis, onde quando uma jovem chegava na idade de se casar, geralmente entre os 12 e os 15 anos de idade, o pai da jovem escolhìa os homens de mais posses da tribo (gado, terra etc.), para que provassem a sua valentìa, provando assim, a capacidade de poder cuidar bem da futura esposa. Esta luta era feita da seguinte forma: os dois ou mais pretendentes, se combatiam (homem a homem), com cabeçadas e chutes com as mãos e pés no chão, sendo que o que caisse primeiro ou simplesmente desistisse da luta, o que nesse caso seria uma vergonha perante a tribo, perdia a luta, ficando a jovem com o campeão.

Quarupe
Luta de origem indigena do Xingu, onde na festa do Quarupe (que significa festa dos mortos), dois indios lutadores de duas tribos diferentes, se confrontam. Este confronto se consiste em projeçžes, perde o indio que for derrubado e, também perde-se pontos, quando o indio adversario consegue tocar a parte de traz do joelho do seu oponente.

2017-03-04T00:01:12+00:00